Teses do Campus de Angra do Heroísmo - Universidade dos Açores

Este blog pretende resumir as teses de Mestrado e Doutoramento realizadas no Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores, a que é possível ter acesso e concluídas a partir de Novembro de 2005.

Wednesday, June 18, 2008

Influência da ureia na qualidade de ovócitos bovinos e no posterior desenvolvimento até ao estado de blastocisto

Foi apresentada e defendida no Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, a tese de Mestrado em Produção Animal do mesmo Departamento, do aluno Pedro Miguel Matos Santos, orientado pelo Professor Joaquim Moreira da Silva, também do Departamento de Ciências Agrárias.
Faz parte do júri destas provas o Professor Catedrático do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, Alfredo Borba, o Doutor António Horta da Estação Zootécnica Nacional e o Professor Auxiliar do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, Joaquim Moreira da Silva.
A tese com o título "Influência da ureia na qualidade de ovócitos bovinos e no posterior desenvolvimento até ao estado de blastocisto" estudou a fertilidade das vacas leiteiras Holstein-Friesian.

Tem havido nos últimos 20 anos um acentuado decréscimo na fertilidade de vacas leiteiras Holstein-Friesian de alto mérito genético, resultando em enormes perdas económicas para o sector, uma vez que a performance reprodutiva é um dos factores mais importantes que afectam a rentabilidade de uma exploração leiteira, influenciando directa e/ou indirectamente a quantidade de leite produzida, as taxas de reposição do efectivo, bem como a criação dos vitelos e os lucros da sua venda.
Uma vez que existe uma forte ligação entre a nutrição e a fertilidade dos bovinos, o objectivo geral do presente estudo foi o de avaliar a capacidade de desenvolvimento in vitro de ovócitos recolhidos de vacas Holstein Frisian com diferentes concentrações de azoto ureico plasmático (PUN) no dia anterior ao seu abate. Desta forma, a um total de 56 vacas foi retirado sangue na veia caudal cerca de 24 horas antes do seu abate e determinado o PUN, permitindo dividir os animais em 3 grupos: Grupo 1: PUN <> 16 mg/dl, para determinar se as concentrações de PUN afectam a capacidade de fertlização dos ovócitos, bem como a sua capacidade de se desenvolverem até ao estado de blastocisto após a fertilização in vitro. O desenvolvimento dos ovócitos e dos embriões in vitro foi aferido através das taxas de blastocistos, número total de células dos blastocistos e incidência da apoptose nos blastocistos. Para isso, um total de 697 ovócitos foram recolhidos dos ovários e posteriormente maturados e fertilizados in vitro. No dia 8 pós fertilização, os blastocistos foram sujeitados ao teste do TUNEL (terminal dUTP nick end labeling). As taxas de segmentação foram significativamente mais altas.