Teses do Campus de Angra do Heroísmo - Universidade dos Açores

Este blog pretende resumir as teses de Mestrado e Doutoramento realizadas no Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores, a que é possível ter acesso e concluídas a partir de Novembro de 2005.

Monday, December 05, 2005

Comparação económica dos sistemas de produção de ovinos na Beira Interior Sul.

Tese de Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza de Ana Maria Martins Sequeira sob a orientação de Tomaz Ponce Dentinho.

Sinopse:
Estudaram-se neste trabalho os sistemas de produção de ovinos na Beira Interior Sul, na óptica do resultado económico, dos efeitos ambientais e do emprego. Para o efeito, efectuou-se uma tipologia das explorações de ovinos da região e a respectiva análise económica, para comparação da rentabilidade dos diferentes sistemas de produção.

As variações obtidas foram maiores nos sistemas mais intensivos, sobre os níveis de rendimento, mão de obra e deposição de nitratos, enquanto que os sistemas mais extensivos são potenciais geradores de serviços ambientais.

Verificou-se que os resultados obtidos permitem clarificar as opções dos agricultores entre sistemas extensivos e intensivos, ao mesmo tempo que fornecem elementos para a construção de políticas de apoio à produção de serviços ambientais.