Teses do Campus de Angra do Heroísmo - Universidade dos Açores

Este blog pretende resumir as teses de Mestrado e Doutoramento realizadas no Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores, a que é possível ter acesso e concluídas a partir de Novembro de 2005.

Tuesday, December 06, 2005

Influência da dieta sobre a performance, excreção de ureia e o perfil dos ácidos gordos da gordura do leite de vacas leiteiras.

Tese de Mestrado em Produção Animal de Susana Maria Regalo, orientada por Oldemiro Rego.

Sinopse:
Nesta tese de Mestrado estudou-se a influência da dieta na concentração de ureia no leite e na composição do perfil de ácidos gordos da gordura do leite em 40 explorações leiteiras da ilha Terceira.

Concluiu-se que no Inverno, em cerca de metade das explorações, os animais se encontram com um défice proteico na dieta enquanto que na Primavera, ¾ das explorações apresentam excesso de proteína degradável. Verificou-se também que os somatórios em ácidos gordos de cadeia média, longa, saturados e insaturados não variam significativamente de estação para estação do ano.

As vacas alimentadas exclusivamente em pastoreio, possuem maior concentração de ureia no leite e no plasma sanguíneo, do que as complementadas com silagem de erva.
A substituição de um concentrado proteico por um cereal (milho+cevada), de menor custo, decresce a concentração de ureia no leite e no sangue (menor poluição ambiental) sem afectar a produção e composição do leite. A substituição parcial de pastagem por silagem de erva de corte directo e de boa qualidade fermentativa, não prejudica a qualidade da gordura do leite sob ponto de vista nutricional e dietético.