Teses do Campus de Angra do Heroísmo - Universidade dos Açores

Este blog pretende resumir as teses de Mestrado e Doutoramento realizadas no Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores, a que é possível ter acesso e concluídas a partir de Novembro de 2005.

Tuesday, May 22, 2007

Contributo para a Gestão e Conservação do Elefante Africano na Reserva do Maputo em Moçambique

A tese de Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza de Dora Neto, com o título "Contributo para a Gestão e Conservação do Elefante Africano na Reserva do Maputo em Moçambique" foi orientada pelo Professor João Pedro Barreiros do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores e pelo Professor Pedro Ntumi da Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique.
A tese desenvolve modelos que estudam a interacção entre o número de elefantes e o meio ambiente e permitem estimar o padrão de distribuição espacial da espécie, possibilitando uma melhor gestão da espécie e uma maior mitigação dos coflitos entre a vida selvagem e os humanos. Formulam-se e calibram-se modelos de distribuição espacial do elefante africano na reserva do Maputo para o inverno e para o verão.
O primeiro modelo consiste numa regressão logística calibrado pelas presenças estimadas por dados obtidos por satélite e pseudo-ausências simulados aleatóriamente. As variáveis com maior poder preditivo são a proximidade dos humanos, a distância à água e a distância às estradas. A vegetação não tem significado estatístico no modelo utilizado. O modelo logístico revelou uma excelente capacidade de discriminação, indicando onde é possível encontrar elefantes, mas pouca acuidade na previsão do local das populações de elefantes.


O segundo modelo baseou-se em sistemas de células autómatas para simular o movimento das manadas de elefantes tendo em consideração hipóteses sobre a disponibilidade de alimento, tempos de regeneração, localização inicial da manada combinado com regras simples cujo efeito é analizado nas simulações. Os resultados permitem intuir que alguma zonas de baixa probabilidade funcionam como barreiras ao movimento dos elefantes ao mesmo tempo que a redução da disponibilidade de alimento aumenta a mobilidade. Este modelo permite identificar zonas do Parque de Maputo mais vocacionadas para a dispersão de manadas.