Teses do Campus de Angra do Heroísmo - Universidade dos Açores

Este blog pretende resumir as teses de Mestrado e Doutoramento realizadas no Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores, a que é possível ter acesso e concluídas a partir de Novembro de 2005.

Tuesday, December 06, 2005

Biodiversidade, conservação e gestão de briófitos em diferentes escalas espaciais, nas florestas naturais dos Açores (Ilhas Terceira e Pico).

Tese de Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza de Nídia Fernanda Martins Homem, orientada por Rosalina Maria de Almeida Gabriel.

Sinopse:
Algumas áreas da floresta natural dos Açores constituem uns dos últimos locais da Europa onde ainda não se nota a intervenção humana. A Terceira e o Pico são das ilhas açorianas aquelas que apresentam um maior conjunto de áreas de vegetação natural sub-intactas, ainda que fragmentadas. Uma das características dessas florestas é a sua riqueza em invertebrados endémicos e em particular a sua extraordinària abundância e riqueza em briófitos (musgos, hepáticas e antocerotas), que no entanto tem sido pouco estudados.

Neste trabalho verificou-se que a maior parte das áreas estudadas possuem uma riqueza global estimada muito alta e semelhante entre si, o que as valoriza ecológica e economicamente. Verificou-se também que cada área de floresta nativa tem um valor único em termos de composição de briófitos, e que pelo menos uma micro-reserva por fragmento deve ser considerada como mecanismo de gestão para a sua conservação nos Açores.
A criação de micro-reservas em zonas delimitadas como “hotspots” seria ideal para a conservação deste grupo, pois abrangeria grande número de espécies (riqueza) tal como grande diversidade (espécies raras de várias áreas).