Teses do Campus de Angra do Heroísmo - Universidade dos Açores

Este blog pretende resumir as teses de Mestrado e Doutoramento realizadas no Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores, a que é possível ter acesso e concluídas a partir de Novembro de 2005.

Monday, July 02, 2007

Ambiente e recursos: Usos e desperdícios de água e energia em agregados domésticos da Ilha Terceira

Realizou-se no dia 2 de Julho de 2007, a defesa da tese de Mestrado em Educação Ambiental de Tânia Marisa Cordeiro Ferreira, como o tema "Ambiente e Recursos: Usos e desperdícios de água e energia em agregados domésticos da Ilha Terceira", orientada pelas Professoras Ana Cristina Palos do Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores e Emiliana Diniz Soares da Silva do Departamento de Ciências Agrárias da mesma Universidade.
O júri foi constituído pela Doutora Rosalina Maria de Almeida Gabriel, professora auxiliar da Universidade dos Açores (por designação do Magnífico Reitor) , pelo Doutor Francisco Manuel Freire Cardoso Ferreira, professor auxiliar da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Doutor António Félix Flores Rodrigues, professor auxiliar da Universidade dos Açores, Doutora Emiliana Leonilde Diniz Gil Soares da Silva, professora auxiliar da Universidade dos Açores e Doutora Ana Cristina Pires Palos, professora auxiliar da Universidade dos Açores.

Nas sociedades actuais, o crescimento acelerado do consumo conduz à pressão sobre os recursos naturais, situação que tem vindo a colocar, progressivamente, o mundo em crise.
O presente estudo pretendeu focar, a contribuição dos agregados familiares nas situações de risco supra mencionadas, ou seja, a problemática da escassez de água e as emissões de dióxido de carbono para a atmosfera, que conduzem às alterações climáticas.

Nas práticas domésticas quotidianas os indivíduos promovem o desperdício de água quando não a utilizam eficientemente, e emitem CO2 para a atmosfera sempre que utilizam electricidade proveniente de centrais termoeléctricas, como é o caso da Terceira, gás, veículos motorizados e produzem resíduos sólidos.

Esta investigação resultou da inquirição de 165 agregados familiares dos Concelhos de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, na ilha Terceira, que foram estratificados quanto à localidade de residência em Centro de Angra do Heroísmo, Centro da Praia da Vitória, Periferia de Angra do Heroísmo e Periferia da Praia da Vitória. Foi necessário estimar os consumos de referência para avaliar os desperdícios de água e electricidade por agregado familiar.
De modo geral, os agregados do Centro de Angra do Heroísmo têm a média de consumo de electricidade mais baixa da ilha, são os segundos maiores consumidores de água, e os que emitem, em média, menores quantidades de CO2 para a atmosfera.

Os agregados do Centro da Praia da Vitória são os que apresentam menor consumo médio de água, são os segundos maiores consumidores de electricidade e emissores de dióxido de carbono da ilha.

É na periferia da Angra do Heroísmo, freguesias rurais do concelho, que se reunemos agregados com maior consumo de água e electricidade, no entanto são os segundos menores emissores de CO2 da ilha.
Na periferia da Praia da Vitória encontram-se os agregados com menores consumos de electricidade e água, mas são aqueles que mais dióxido de carbono emitem.
Os agregados familiares do Concelho de Angra do Heroísmo apresentam maiores desperdícios de água do que o Concelho da Praia da Vitória e as periferias dos dois concelhos apresentam a menor eficiência de consumo de electricidade.
Este trabalho permite equacionar um plano de intervenção ambiental de modo a racionalizar o uso destes dois recursos.

Em 2006, a média mensal do consumo de água na ilha por agregado familiar (moda de três elementos por agregado) foi de 15,87 metros cúbicos, com um consumo mensal de electricidade de 295,69 kwh, um consumo de gás butano de 36,68 kg/mês e uma média de emissão de 543,9 kg de dióxido de carbono por mês.