Teses do Campus de Angra do Heroísmo - Universidade dos Açores

Este blog pretende resumir as teses de Mestrado e Doutoramento realizadas no Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores, a que é possível ter acesso e concluídas a partir de Novembro de 2005.

Sunday, September 09, 2007

Qualidade das carcaças de vacas gestantes

A tese de Mestrado em Produção Animal de Oihane Abaurrea foi orientada pelo Professor do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, Fernando Moreira da Silva. A Tese tinha como título: "Qualidade das carcaças de animais gestantes".
Esta prática visa obter compensações económicas nas carcaças, aumentando o peso e a quantidade de gordura das mesmas. O trabalho sublinha, no entanto, que o abate de animais gestantes gera polémica junto da opinião pública, visto que muitos se encontram no último terço de gestação, com fetos muito desenvolvidos sendo praticamente vitelos prontos a nascerem.
Para além de mais, existe o agravante do stress do maneio ante-mortem desses animais que inclui o transporte ao matadouro e a estadia nas abegoarias durante o período de repouso.
A investigação aponta também para eventuais problemas para a saúde pública, devido à presença de uma elevada concentração de hormonas no organismo do animal nesta fase fisiológica.
Considera-se assim, imperativa a redacção de uma legislação que limite ou evite este tipo de abates, salientando-se já existir, no entanto, uma legislação em vigor relativa ao transporte dos bovinos gestantes nesta fase final de gestação - O Decreto-Lei nº 294/98, que prevê que as fêmeas que devam parir no período correspondente ao transporte não deverão ser aptas para serem transportadas.